Internet em disputa: um documentário para ver, compartilhar e lutar

.

474314172fef5789e367e7d3dbeac7e6Democracia horizontal ou controle das sociedades? Entidades de defesa de direitos lançam hoje filme colaborativo “Freenet”, que discute o futuro da rede no Brasil e no mundo

Freenet – com Edward Snowden e Lawrence Lessig

Lançamento em 15/6, às 19h

No IDEC – Rua Desembargador Guimarães, 21 – Água Branca – São Paulo (mapa)

Grátis, mas com lugares limitados – inscreva-se aqui

Nesta quarta-feira, 15 de junho, Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Intervozes, ITS (Instituto Tecnologia e Sociedade – Rio de Janeiro) e Nupef (Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação) divulgam, em formato aberto, o filme Freenet, um pioneiro documentário sobre os desafios globais de expansão da internet e garantia de direitos no ambiente online.

O Freenet, dirigido por Pedro Ekman, é produzido pela Molotov Filmes, com apoio da Fundação Ford e do Comitê Gestor da Internet (CGI). O filme analisa o uso da Internet no Quênia, Índia, Estados Unidos, China, Brasil e Uruguai, mostrando iniciativas e obstáculos para a democratização do acesso à internet, liberdade de acesso e compartilhamento de conteúdo, privacidade e garantia de neutralidade da rede.

De modo original, o documentário produz um mapa de lutas por direitos na Internet, com entrevistas de especialistas mundialmente conhecidos, como Lawrence Lessig (criador do Creative Commons) e Edward Snowden (responsável pela denúncia dos programas de espionagem do governo dos EUA). Além de discutir cultura do compartilhamento e privacidade, o documentário mostra as profundas desigualdades sociais existentes no Brasil e as dificuldades para aprovação do Marco Civil da Internet e criação de regras de neutralidade de rede.

Diante da importância dos assuntos tratados no filme, o Idec organizará duas sessões de exibição do documentário, com especialistas convidados para debater o assunto com associados e cidadãos interessados no asunto.

A primeira sessão, do dia 15/06, terá como convidadas Veridiana Alimonti (Intervozes) e Beatriz Tibiriçá (Coletivo Digital), duas atividades de destaque na construção do Marco Civil da Internet. A sessão começará às 19h e focará em neutralidade de rede e desigualdade de acesso à Internet no Brasil.

A segunda sessão, do dia 29/06, terá como convidados Mariana Valente (InternetLab) e Bruno Bioni (NIC.br), dois pesquisadores da área de direitos autorais e privacidade, e Pedro Ekman, diretor do filme. A sessão começará às 19h e terá como foco cultura do compartilhamento e proteção de dados pessoais.

A participação nas sessões de exibição do Freenet são gratuitas. O auditório tem capacidade limitada para cinquenta pessoas. Faça sua inscrição, o quanto antes, por meio do link: http://goo.gl/forms/IYQzwFPLAJSIQsNr2

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *