Assim funcionam os paraísos fiscais

.

Consórcio Internacional de Jornalistas torna públicos milhares de documentos sobre mais de 200 mil contas secretas. Veja como os “centros offshore” são eficazes para sonegar impostos, esconder fortunas e proteger criminosos

Um vídeo do Inesc

O Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês) liberou na semana dados inéditos dos chamados Panama Papers, jogando mais luz sobre os esquemas que grandes corporações e milionários usam para sonegar impostos e esconder o dinheiro em paraísos fiscais. Em meio a críticas (inclusive de Slavoj Ziziek), segundo as quais havia feito vazado seletivamente, há algumas semanas, as informações que obteve, o ICIJ tornou público, em seu site um banco de dados com documentos sobre mais de 200 mil contas ‘offshore’.

Quanto mais dinheiro é sonegado e enviado para contas escondidas em paraísos fiscais, mais sobra para o cidadão comum, que paga seus impostos a duras penas, e para quem depende de serviços públicos e políticas públicas de promoção de direitos.

E como esse pessoal consegue esconder tanto dinheiro em tantas contas falcatruas nesses paraísos fiscais? O Inesc e organizações parceiras produziram um vídeo curto que explica isso. Assista acima.

CHARLIE1-800-400

Leia Também:

3 comentários para "Assim funcionam os paraísos fiscais"

  1. josé mário ferraz disse:

    Corretíssima a sentença da impossibilidade de se enganar a todos por todo o tempo. Lentamente, a verdade aparece. Desta cultura bárbara advirá a ruína dos próprios bárbaros porque a riqueza por eles escondida produzirá grande miserabilidade entre os enganados com futebola, religião e Olimpíada. O governador de São Paulo sentenciou que o dia em que o povo souber o que se passa debaixo dos panos a guilhotina será ressussitada.

  2. TITO LOPES PINTO disse:

    Qual o envolvimento das religiões no caso panamá papers?

  3. roberta disse:

    Estou apaixonada por este site, artigos pertinentes e tratados com tamanha seriedade por mim nunca vista antes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *