Caio Castor está solto. Luta dos secundaristas de SP amplia-se

151009-manif

.

Milhares de estudantes foram às ruas esta semana, contra projeto de “reestruturação” do ensino que pode resultar em fechamento de escolas e segregação da periferia

Por Antonio Martins

Preso arbitrariamente pela Polícia Militar paulista, por documentar manifestação de estudantes secundaristas, o videomaker Caio Castor foi liberado no meio desta tarde. Não foram oferecidas explicações para sua detenção. Caio, que é também colaborador de “Outras Palavras”, está bem e trabalha na produção de um vídeo sobre o protesto.

Iniciada terça-feira (6/10), a luta dos secundaristas tomou corpo esta semana. Eles querem impedir o que o governo paulista chama de “reorganização” da rede estadual de ensino. O próprio secretário da Educação, Herman Voorwald, admitiu hoje que o processo poderá levar ao fechamento de escolas. Atingirá cerca de mil unidades de ensino e 2 dos 3,8 milhões de seus alunos.

A “reorganização” pretende eliminar a possibilidade de uma escola oferecer, ao mesmo tempo, vagas no ensino fundamental e médio. Nenhuma justificativa pedagógica é apresentada para esta cisão. As implicações, porém, têm caráter claramente discriminatório.

Os alunos das unidades que deixarem de atender ao grau de ensino em que estão serão transferidos. Só terão vagas asseguradas em escolas localizadas a até 1,5 km de suas residências. Isso obrigará centenas de milhares de jovens da periferia a deixarem escolas centrais — normalmente melhor estruturadas e equipadas. Estas, em muitos casos, fecharão por falta de procura, já que nas regiões próximas aos centros a população tem idade média mais alta e tende a procurar o ensino privado. Ao invés de melhorar a qualidade do ensino em toda a rede estadual, para atrair este público, o governo Alckmin parece interessado em descartar suas melhores unidades.

Tudo indica que a luta dos secundaristas contra esta politica segregadora prosseguirá nas próximas semanas — e que Caio Castor continuará dedicado a ela…

Vídeo que Caio Castor estava fazendo até ser preso arbitrariamente

Ato contra o fechamento de escolas pelo Alckmin from Luiz Carlos Azenha on Vimeo.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *