Rio experimenta o Jornalismo Gastronômico

150826-jornalismo

.

Curso oferecido por colaboradora de “Outras Palavras”, discutirá, em setembro, a questão alimentar, por meio de debates e estudos de caso. Em 17/9, encontro gratuito sobre o tema

No dia 17 de setembro, quinta-feira, os apaixonados por gastronomia poderão participar de uma roda de conversa, gratuita, sobre jornalismo gastronômico na Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Com o tema “De Apícius à Danúsia Bárbara: a construção do jornalismo gastronômico no Rio de Janeiro”, o debate terá apresentação da professora do curso de extensão em Jornalismo Gastronômico da Facha, Juliana Dias, com a participação da jornalista convidada Andreia Degmont, editora de mais de 200 livros neste segmento.

O encontro faz parte da II Semana de Extensão Facha, que acontecerá de 14 a 17 de setembro, e irá reunir diversos eventos gratuitos ao longo da semana, no auditório da faculdade, em Botafogo. Quem pretende dar continuidade aos estudos, e se aprofundar ainda mais no tema, pode se inscrever no curso de extensão em jornalismo gastronômico da Facha, que acontecerá também em setembro, durante quatro sábados consecutivos. A turma está prevista para começar no dia 12 e as aulas acontecerão das 9 às 14 horas, em Botafogo.

O curso é voltado para estudantes e profissionais da área de comunicação, publicidade, nutrição, gastronomia e produtores de conteúdo e será ministrado pela jornalista Juliana Dias, sócia-diretora da Malagueta Comunicação, membro do Conselho de Segurança Alimentar do Município do Rio de Janeiro (Consea-Rio) e doutoranda em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ).

Para Juliana, além de abrir novas frentes de atuação, o profissional que trabalha com gastronomia deve estar ciente dos desafios e compromissos do campo da comunicação social ao produzir conhecimentos sobre alimentação. “A quantidade de informações que circulam sobre o que se deve ou não colocar no prato provocam insegurança e angústia no comensal urbano”, ressalta.

A metodologia do curso é baseada em debates, estudo de caso, análise de textos, dinâmicas e a presença de convidados para enriquecer as discussões. As aulas são divididas em quatro módulos: comida e palavra; comida e cultura; comida e sociedade; comida e comunicação.

As inscrições e mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 2102-3165 /2102-3184, ou pelo e-mail [email protected]. A FACHA fica na Rua Muniz Barreto, 51, em Botafogo.

Serviço:

> Curso de extensão de jornalismo gastronômico

Início: 12/09/2015

Horário: das 9h às 14h

Local: Rua Muniz Barreto, 51, Botafogo, Rio de Janeiro.

Investimento: 4X de R$ 175,00 (desconto para ex-alunos da Facha)

Informações: (21) 2102-3165 / 2102-3184 / [email protected]

> Roda de conversa “De Apícius à Danúsia Bárbara: a construção do jornalismo gastronômico no Rio de Janeiro”

Data: 17/09/2015

Gratuito

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *