Para entender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

140828_CartazOficina ODS

.

Abertas inscrições de oficina para comunicadores sobre metas traçadas pela ONU; ideia é fomentar, na sociedade, debate sobre tema quase ignorado

Estão abertas as inscrições para a oficina “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – entender o tema para pautar a sociedade”, que acontece em São Paulo dia 9 de setembro. A oficina será seguida do seminário “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: o que está em jogo nestas negociações? Análise e estratégias da sociedade civil”, no dia 10.09. A iniciativa é fruto de parceria entre a ARTIGO 19, a Abong (Associação Brasileira de ONGs) e a FES (Friedrich-Ebert-Stiftung).

A oficina é voltada para comunicadores, tais como jornalistas e blogueiros, e vai informar sobre o histórico e significado dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são metas de desenvolvimento social, econômico e ambiental a serem alcançadas pelos países do mundo todo. A nova agenda global vem sendo construída há dois anos pela ONU, com a participação de vários setores da sociedade, e deve entrar em vigor dia 1º de janeiro de 2016. Ela irá substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), criados em 2000 para ser alcançados até 2015.

Os ODS começaram a ser traçados a partir da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, ocorrida em junho de 2012 no Rio de Janeiro. Uma vez definidos, os ODS deverão guiar os esforços de governos, empresas e sociedade civil.

OFICINA

A oficina acontece no dia 9 (terça-feira), das 9h às 18h, na sede da Abong (Rua General Jardim, 660, São Paulo). As vagas são limitadas. Para inscrever-se, acesse o formulário aqui.

Na parte da manhã, a oficina irá apresentar os ODS, abordando o processo de sua definição e principais polêmicas.

Já a parte da tarde será reservada para exercícios práticos, que servirão também para preparar a cobertura do seminário sobre ODS a ser realizado no dia seguinte. Confira a programação aqui.

SEMINÁRIO

Acontece no dia 10, das 8h às 17h, o seminário “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: o que está em jogo nestas negociações? Análise e estratégias da sociedade civil”, no mesmo local.

Representantes de ONGs, movimentos sociais, universidades e membros do governo responsáveis pelas negociações na ONU deverão estar presentes para discutir os rumos do processo de definição dos ODS. Não é necessário inscrever-se. Conheça a programação.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *