Universidade oferece curso de Jornalismo Gastronômico

140715_aracy-feira-livre-50x70

.

A partir de agosto, colaboradora de “Outras Palavras” falará sobre alimentação, sua história e relações com Cultura, Saúde, Ciência, Economia, Meio-ambiente, Política…

Imagem Aracy

O jornalismo gastronômico é um dos temas do jornalismo cultural que mais vem crescendo no Brasil. Em agosto, a Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso) inaugura o curso de extensão em jornalismo gastronômico, que tem como objetivo apresentar o panorama deste segmento jornalístico no Brasil; situar historicamente o surgimento da comunicação voltada à gastronomia, e sua importância para a consolidação da cultura alimentar; além de estimular e encorajar a reflexão sobre o impacto cultural dos alimentos na contemporaneidade.

Ao longo das duas últimas décadas, ampliou-se o espaço dedicado à gastronomia na imprensa do país, à medida que cresceu o interesse pelo modo de comer como elemento-chave para compreender as dimensões cultural, econômica e política das sociedades. O assunto deixou de ser periférico para tornar-se comum em jornais, revistas, televisão, na mídia digital e em programas de rádio. Durante quatro sábados serão apresentados e discutidos temas tais como crítica gastronômica, crônica, mercado editorial, programas culinários de TV, blogs, sites e redes sociais, fotografia, publicidade e marketing de alimentos, eventos gastronômicos, premiações, campanhas de Educação Alimentar e Nutricional e comunicação para Ongs e redes de apoio à agricultura familiar e agroecologia.

O curso será ministrado pela jornalista Juliana Dias, sócia-diretora da Malagueta Comunicação, editora do site Malagueta News, colunista do Outras Palavras e membro do Conselho de Segurança Alimentar do Município do Rio de Janeiro (Consea-Rio). A metodologia será baseada em leitura, discussão, análise de textos e exercícios de escrita. Está prevista ainda a visita de um chef de cozinha para trocar experiências sobre o papel da comunicação em seu ofício.

O alimento é considerado pelo sociólogo francês Claude Fischler um objeto multidimensional, que liga o homem biológico e cultural. Comer é elementar para a manutenção do corpo. Por ser vital para nossa sobrevivência e parte central do cotidiano, a alimentação pode ser uma maneira de ler o mundo. É matéria-prima para compreender culturas, sociedades e o indivíduo. As dimensões do alimento englobam saúde, ciência, tecnologia, artes, economia, meio ambiente, ética, direito e política, entre outras, tecendo um conhecimento interdisciplinar. A cobertura jornalística busca abarcar as demandas de um modo de comer que combina ética, negócio, entretenimento, engajamento e insegurança. Compreender a relação estabelecida entre comunicação e alimentação é fundamental para enriquecer o debate com a sociedade sobre o que representa comer hoje.

Serviço

Curso de extensão em jornalismo gastronômico

Início: 16 de agosto (4 sábados)

Horário: das 9h às 14h

Local: Rua Muniz Barreto, 51, Botafogo.

Investimento: 4X de R$ 175,00 (desconto para ex-alunos da Facha)

Informações: (21) 2102-3165 / 2102-3184 / [email protected]

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *