Mídias livres nas negociações sobre clima

Foto_diaC-1024x632

.

Armados de câmeras, gravadores e canetas, jovens brasileiros documentarão, na Polônia, nova bateria de debates sobre o acordo global contra aquecimento do planeta

Por Redação

Doze jovens brasileiros já estão em Varsóvia, na Polônia, para fazer a cobertura da 19° Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP19), que acontece a partir desta segunda, 11, até 22 de novembro de 2013.

Em colaboração com 30 jovens da Argentina, Colômbia e Itália, os brasileiros vão produzir textos, fotos, vídeos e áudios sobre questões como desmatamento, matriz energética, impacto dos megaeventos e vulnerabilidade das comunidades tradicionais e povos indígenas, para divulgar em vários meios – inclusive Outras Palavras.

A delegação do Brasil na COP19 tem também como objetivo incidir no YOUNGO, grupo oficial de jovens na Convenção Quadro de Mudanças Climáticas da ONU, que não costuma ter representação forte dos países da América Latina e África. “A YOUNGO é o melhor caminho para manifestar as posições da juventude dentro das negociações, mas como os jovens dos países desenvolvidos sempre se organizam como delegações, acabam passando a COP só defendendo assuntos como carvão e energia nuclear, mais distantes da nossa realidade”, explica Evelyn Araripe, educomunicadora da Viracão Educomunicação e uma das integrantes da delegação jovem do Brasil. Raquel Rosenberg, diretora geral do Engajamundo, também destaca que as propostas da juventude brasileira para esta COP foram construídas em um processo de capacitação que aconteceu no Brasil todo. “Não vamos levar nossos pontos de vista pessoais, mas de muitos jovens do Brasil que não estarão com a gente na Polônia”, diz.

Na COP19, os 193 países integrantes das Nações Unidas negociam um acordo global de redução de emissões que evite que a temperatura do planeta suba mais do que 2 graus C nas próximas décadas. O acordo em questão passará a valer a partir de 2020. Para os negociadores do Brasil, será difícil obter grandes avanços sem deixar clara a questão do financiamento para a transição dos países a uma economia de Baixo Carbono.

Desde 2007, os países membros da ONU discutem um Fundo Verde Climático em que os países desenvolvidos, historicamente responsáveis pelas emissões causadoras das mudanças climáticas, investiriam 60 bilhões de dólares para que os países em desenvolvimento crescessem de maneira mais limpa e de baixo impacto no planeta. Nas negociações já se fala em 100 bilhões de dólares para esse fundo, mas nenhum centavo foi investido até o momento.

A delegação jovem do Brasil na COP19 é uma iniciativa da Viração Educomunicação e Engajamundo e conta com as parcerias: Associazione Jangada, Coletivo Clímax Brasil, Fundación TierraVida, Fundação Friedrich Ebert Stiftung, Fundação Luterana de Diaconia, Osservatorio SOStenibile, Província Autônoma de Trento, Rede Mas Vos, Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores – Renajoc, Universidade de Trento, Associazione di Educazione ai Media e alla Comunicazione e Youngo.

Para acompanhar a cobertura jovem da COP19 acesse www.agenciajovem.org e www.redmasvos.org. Os conteúdos serão produzidos em português, espanhol e italiano.

Leia Também:

2 comentários para "Mídias livres nas negociações sobre clima"

  1. marcelo christovao disse:

    Nenhum dos links abre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *