Cidadão Boilesen: a ditadura e os empresários

Documentário disponível na internet revela um lado obscuro do regime militar: a presença direta do poder econômico na repressão.

.

Por Cauê Ameni

Ganhador do prêmio de melhor documentário nacional no festival “É tudo Verdade”, Cidadão Boilesen conta o envolvimento da classe empresarial brasileira com o piores dias dos anos de chumbo da ditadura Brasileira.

Henning Boilesen, figura representativa na alta roda paulistana, sujeito carismático e presidente do grupo Ultra (Ultragás) participou ativamente (inclusive presencialmente) na OBAN (Operação Bandeirante) que visava aniquiliar qualquer forma de pensamento que discordasse da ditadura.

O filme mostra que ele, assim como empresários da Camargo Correa, Folha de São Paulo, entre muitos outros, financiaram a repressão, que torturou e assassinou estudantes, professores e militantes de esquerda no Brasil. Boilesen, diferentemente de quase todos, foi punido, sendo assassinado pelos militantes do MRT e ALN.

Um documentário excepcional e imperdível.

Leia Também:

6 comentários para "Cidadão Boilesen: a ditadura e os empresários"

  1. José Pereira disse:

    Excelente documentário. Vale a pena ver. Não devemos esquecer o que ocorreu naqueles tempos de chumbo.

  2. Ruy Silva disse:

    Lava a alma da gente o justiciamento deste canalha.Pena que tenha demorado tanto e que seja um triste caso isolado.Boa parte do restante de sua corja anda por aí tomando uisque nas baladas.

  3. Toni Torre disse:

    Esse modo só é bom bem livre de cantar. falar em morte só é bom quando é da banda de lá.

  4. Angela Toledo Guarani Kaiowá disse:

    Ame o ou deixe o? Bom, e para os que nao podem deixar, calem – se? Conveniente eim? GRITE!!

  5. Tanta coisa escondidas: torturas, mortes e outras Vergonhas dignas de uma Ditadura Fascista reacionaria!! ame o ou deixe! prefiri deixar esta vergonha!!

  6. Vanusia Lopes disse:

    Mais do que um documentário sobre a ditadura no Brasil e seus atores, uma oportunidade de ver versões e opções políticas que ainda vigem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *