Os BRICS de olho na África

130204-BRICS

.

Quinto encontro dos grandes emergentes debaterá criação de um banco de desenvolvimento comum, voltado para continente. Cooperação ou novo imperialismo?

Quase não é pauta da velha mídia, mas o Brasil prepara-se para fazer, junto com o restante do grupo BRICS (Rússia, Índia, China e África do Sul) um movimento importante no tabuleiro da geopolítica mundial. Entre 26 e 27 de março próximos, os chefes de Estado dos cinco países participarão do quinto encontro de cúpula do grupo. Será o primeiro desde a entrada da África do Sul no grupo. O país ingressante sediará a reunião (em Durban). E ela terá como foco principal a própria África: os BRICS querem criar, em conjunto, um banco de desenvolvimento para consolidar e ampliar sua presença no continente.

Para acompanhar em detalhes os preparativos, vale seguir o ótimo blog Post-Western Worldde Oliver Stunkel, professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Neste post, por exemplo, ele lembra que a China desbancou os EUA, tornando-se o principal parceiro comercial da África; e que Brasil e Índia ocupam importantes posições do ranking, 6º e 10º respectivamente.

Qual o sentido das intenções dos BRICS no continente? Estabelecer mecanismos de cooperação que substituam as tradicionais relações imperialistas mantidas por europeus e norte-americanos? Conservar o velho padrão, trocando apenas os atores? Algo entre estes dois extremos? A tradição de debate sobre temas geopolíticos no Brasil é rala. Talvez este novo movimento, com toda sua importância simbólica possa ajudar a superar este déficit.

Leia Também:

3 comentários para "Os BRICS de olho na África"

  1. Bom, da China e da Rússia não podemos esperar muitas iniciativas no sentido de estabelecer um alinhamento com a África orientado pelas políticas de cooperação. Vejo até uma incvlinação nesse sentido por parte do Governo Dilma, mas não de Pequin e Moscou.

  2. Simone Brasil disse:

    Andréia, penso que muitas vezes as histórias se repetem! Tenho dúvidas quanto a uma real cooperação dos BRICS em relação ao continente africano.

  3. Então, o que vai ser? Cooperação ou novo imperialismo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *