Quatro textos para refletir sobre espetáculo do "Mensalão"

.

Um julgamento ético ou um ataque os direitos constitucionais, tendo como alvo apenas um dos grandes partidos?

Por Hugo Albuquerque

O julgamento do mensalão, que se arrasta desde agosto deste ano, torna-se um motivo cada vez maior de controvérsias: a condenação de muitos dos réus sem provas cabais, e com atuações dos ministros bem gosto do teatro midiático, somado à coincidência da votação em plena época eleitoral levantam dúvidas sobre a lisura do processo. A respeito disso, o jornalista Paulo Moreira Leite questiona a tese do pagamento de propina para a compra de votos, uma vez que a agenda do governo nos seus primeiros anos foi profundamente conservadora — e mais parecida com a agenda dos partidos supostamente comprados do que a do próprio PT. Ele também critica a retórica do ministro relator do processo Joaquim Barbosa, em cujas falas inflamadas vê a  criminalização, antes de mais nada, a própria política. Como o jurista Pedro Serrano sublinha, a forma que o processo do mensalão é abordada no STF leva a uma suspensão prática de direitos e garantias constitucionais, tornando-o um tribunal de exceção. Por sua vez, Luis Nassif tece criticas à politização do Ministério Público Federal, na figura do Procurador Geral Roberto Gurgel e como isso estaria influindo na violência punitivista do julgamento.

Leia Também:

25 comentários para "Quatro textos para refletir sobre espetáculo do "Mensalão""

  1. Lola Laborda disse:

    O problema do STF, não é não votar como “a gente quer”! É não votar como a Constituição manda!É isso que está acontecendo! Estão desrespeitando a Constituição Federal para efetivar condenações por razões políticas!

  2. Lola Laborda disse:

    Tem não, amigo! E não sou eu quem diz. Até a OAB já se pronunciou a esse respeito! E vários juristas estão escrevendo sobre isso. Vou citar dois que me lembro agora: Dalmo Dallari e Bresser Pereira; e olha que Bresser já foi ministro de FHC!

  3. oliver disse:

    Os outros nao serao punidos senhor cachias, tenta entender, OS OUTROS PARTIDOS NUNCA SAO PUNIDOS, consegue entender o por que, ou seria muito para seu cerebro de repolho.

  4. Paulo Wagner disse:

    Ainda bem que vivemos em uma democracia: o partido no poder é o PT; o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, foi indicação do PT; e o julgamento é público. Então, buana, tá reclamando do quê?
    O país vem melhorando nos últimos 20 anos. Amadurecendo e se tornando cada vez mais plural. Então, o que ficou claro com esse julgamento, é que o mau-caratismo não é exclusividade “dos outros”. O PT mostrou os seus pés de barro e é tão “humano” como todos os outros partidos.
    Lei é lei e deveria ser igual para todos! Os “amigos do rei” não podem ficar acima dela. Se houve algo a se lamentar nessa história toda, foram os votos do Ministro Lewandovsky e do Ministro Dias Toffoli, notadamente influenciados por razões políticas.

  5. O pior analfabeto é o analfabeto político, como já dizia o grande Bertold Brecht.
    80% dos comentários sobre o mensalão em toda a internet são postados por gente que só sabe o que a Globo e a Veja lhes informam.

  6. Caubi Nova disse:

    Verdade Lola, sempre a posição é de classe social, nunca política! São as cabeças ainda colonizadas.

  7. sayuri itow disse:

    Vou copiar seu comentario.

  8. Humberto disse:

    Interessante esse argumento quando é feito por alguém que tece acusações sérias a um Ministro do STF, insinuações e imputações relativa a moral, ética e probidade de um membro da suprema corte tão somente por ele não votar como você gostaria.

  9. Humberto disse:

    Enormes provas cabais? Jura? Bom para mim é novidade… Que eu saiba os argumentos se pautavam em indicios e não provas..

  10. Lola Laborda disse:

    ACORDEM! Estão querendo levar no tapetão!
    Quer que eu desenhe?

  11. Lola Laborda disse:

    É impressionante o grau de miopia política do povo brasileiro! Leiam antes de opinar!

  12. Quando o poder judiciário se exerce enquanto tal. Não foi o caso do STF que mesmo sem "ato de ofício", alguns Ministros estão a condenar os réus com objetivos nitidamente políticos…O STF não está correspondendo ao Estado Democrático de Direito.

  13. Hugo Albuquerque disse:

    A teoria do domínio do fato requer provas que liguem o acusado ao que aconteceu. Onde estão e quais elas?

  14. Hugo Albuquerque disse:

    Quais, se no próprio libelo acusatório o procurador-geral da república reconhece que não há prova?

  15. israel zeferino disse:

    Eu votei PT, nas duas eleições, não me arrependo, moro no nordeste e vi muita coisa boa acontecer, aqui não se esta julgando o partido, e sim os “homens” que o dirigem, tem que se por um fim a essa bandalheira, parabéns ao ministro Joaquim Barbosa, e meus pêsames, para o outro, falei e disse.

  16. Mario Vieira disse:

    Acho normal que se tente defender correligionários. Não sei se é imngenuidade ou má fé, acreditar que o Sr.José Dirceu, o responsável articulador político da base aliada, por sua função de servidor público, não soubesse de nada que estava acontecendo a respeito dos repasses. A invocada teoria do Dominio do Fato não fere de forma alguma a constituição brasileira. Tentemos ser serenos. As provas nos autos são inúmeras. Na última sentada a atuação do Ministro Lewandovski foi pífia, contraditória, limitou-se a atacar (prerrogativa legal sua) o Ministério Público e o réu Roberto Jefferson, invocar inocentemente a pobreza do Genoíno. Repetia ad nausea “não existe provas nos autos”.
    O Genoíno e o Delúbio participam do mesmo partido, da mesma diretoria, como um põe sua assinatura num aval de empréstimo sem saber de nada?
    Me engana que eu gosto.

  17. Israel Russo disse:

    parabens ao Ministro Joaquim Barbosa, mas, ele tem que tomar cuidado,poi o revisor pode processar ele por danos morais ao zé dirceu

  18. Os autos tem uma profusão, uma quantidade ENORME de provas cabais.

  19. Numa democracia, quem pede vaia para o Poder Judiciário são os amantes de ditaduras!

  20. Muito bonito, mas o PT deixou de ser um partido de trabalhadores quando vendou-se ideologicamente por um projeto de poder! O que está em julgamento é só a ponta do iceberg de um sistema político corrompido, do qual o referido Partido não é o único a partilhar. Agora, não sei se por azar ou sorte, está sendo o único a ser julgado por isso! Quiçá, esta é a nossa esperança enquanto cidadão, sejam o primeiro de muitos a serem punidos!

  21. O que é engraçado nisso tudo, é que nos últimos tempos nada tinha acontecido neste país, até mesmo o Malluf que foi comprovado que roubou milhões dos cofres público foi libertado pelo STF, existem provas documentadas e registradas pelo autor do livro privatarias tucanas, que foi um dos maiores assalto deste país, e também foi um crime praticado antes deste mensalão, agora com a chegada deste livro a mídia se levanta com esse poder mediático pra cima do único partido que trouxe todas as mudanças para este país, o que me deixa indignado é ela fazer um levante acusando todos do PT, generalizando como se dois ou três ou seja vinte fossem a liga inteira desse partido que é feito por milhares de homens e mulheres que merecem respeito.

  22. Mara Godoy disse:

    Pena que no Brasil não existe prisão perpétua para esse tipo de crime……..

  23. Francisco Fernández disse:

    O Brasil tem homens e mulheres de Bem, comprometidos com a decência, a ética e a moral nesse país, como os ministros do STF . O Brasil não pertence aos bandoleiros, assaltantes de colarinho branco que sustentam a tese de que o mensalão…”foi uma tentativa das elites pra desestabilizar o meu governo…” como sustentava o ex- presidente ( ex, graças a Deus)…O Brasil mudou e não tem mais lugar pra essa gente do mal, representado por esse partido político chamado PT… Desejo sinceramente que toda essa corja vá pra cadeia, e se possível, tb o chefe dessa matilha chamado Lula…é uma questão de tempo…e os brasileiros do Bem não tem pressa nenhuma…

  24. Cássio Martinez Machado disse:

    Hugo, os dois primeiros links estão quebrados.

  25. Vixxxxx, mas que tentativa mais mequetrefe de salvar o PT! Rsrs! Não tem jeito, já era!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *