Convite: Hack Day para agir contra os ataques ao Código Florestal

.

Em 15 e 16 de setembro, mutirão de informação e ativismo em defesa dos ecossistemas brasileiros, na redação do Outras Palavras. Reunião preparatória nesta quinta-feira, 30/8

Por Taís Capelini

Submetido às pressões e chantagens da “bancada ruralista” no Legislativo, o Código Florestal Brasileiro vai de mal a pior. Até mesmo os tímidos vetos da presidência da República à lei aprovada pelo Congresso Nacional em maio estão ameaçados. Parte importante da opinião pública, interessada em defender as florestas e demais ecossistemas do país, sente-se de mãos amarradas. Para ajudar a sair deste estado de ânimo, um conjunto de ativistas, movimentos e organizações sociais está preparando, para o fim-de-semana entre 15 e 16 de setembro, um Hack Day. Outras Palavras terá a satisfação de hospedá-lo em sua redação, em São Paulo (endereço e mapa ao final do post).

O Hack Day envolve compartilhamento de informações e ativismo. Seu objetivo é produzir produtos de comunicação (notícias, vídeos, campanhas) relacionados a um tema específico. Reúne profissionais de diferentes áreas — desenvolvedores, designers, ativistas, especialistas, jornalistas, artistas, etc. Mas o decisivo é ter pessoas realmente interessadas em colaborar e fazer alguma diferença. Por isso, qualquer cidadão que queira contribuir é bem vindo.A dinâmica da ação é decidida, com quem estiver presente, no início do Hack Day (no caso, às 10h do dia 15/9). Geralmente, elabora-se uma lista de idéias relevantes e produtos importantes para serem produzidos, formam-se grupos e… “mão na massa”! Entre as ideias que estão sendo debatidas, com vistas aos dias 15 e 16/9 estão:

> Construir animação sobre os efeitos da desfiguração do Código;

> Descrever a bancada ruralista ao longo do tempo; mostrar quem a financia; mapear a origem de seus votos;

> Desenvolver aplicativo de celular para os eleitores saberem quais candidatos votaram pela destruiçao do Código;

> Compartilhar informações da campanha “Não vote em quem votou contra a Floresta”;

> Gravar vídeos com atores em defesa dos ecossistemas brasileiros;

> Levantar todos os infograficos que já existem sobre bancada ruralista e Código Florestal;

> Desenhar o “jogo da vida” do processo legislativo do Código Florestal;

> Levantar bases de dados já existentes sobre o tema;

Já está confirmada a presença de representantes do Avaaz, Instituto de Democracia e Sustentabilidade (IDS), Movimento Brasil pelas Florestas, Instituto Socioambiental (ISA), Núcleo Ativista da BioUSP, Matilha Cultural, WWF e Greenpeace. Também assegurou participação o escritor Alceu Castilho, autor do livro Partido da Terra  que mostra a presença dos grandes produtores rurais nos poderes Legislativo e no Executivo de todas as esferas de governo no Brasil.

Precedendo o Hack Day, uma reunião em 30 de agosto às 19h, organizará trabalhos de pré-produção (logística, pesquisa de dados, levantamento de informações). Desde já, é preciso participar virtualmente. Para sugerir outras pautas para a reunião do dia 30 e o próprio hack-day, é só acessar a página do evento no Facebook o banco de pautas coletivo.

Além de ser uma oportunidade de agir por uma causa comum, o Hack Day será uma boa experiência de trabalho colaborativo e de compartilhamento de saberes. Estamos juntos para fazer a diferença!

A redação de Outras Palavras, onde ocorrerão o evento de 15 e 16/9 e a reunião preparatória de 30/8 fica na Rua Augusta, 1239, sala 11, São Paulo (veja mapa) — a quatro quadras da Avenida Paulista e do Metrô Consolação, no sentido Centro.

Leia Também:

10 comentários para "Convite: Hack Day para agir contra os ataques ao Código Florestal"

  1. http://www.imazon.org.br/publicacoes/livros/pecuaria-na-amazonia-tendencias-e-implicacoes-para
    estudo atual…madeiras e gado se expandem/dinheiro no bolso rápido! Nós vegetarianos propomos a Segunda Sem Carne….uma experiência alimentar colorida/vinda do biodiverso reino vegetal/das árvores perfumadas/dos temperos do quinTAO…plantemos e cirandemos…

  2. http://www.imazon.org.br/publicacoes/livros/pecuaria-na-amazonia-tendencias-e-implicacoes-para
    estudo atual…madeiras e gado se expandem/dinheiro no bolso rápido! Nós vegetarianos propomos a Segunda Sem Carne….uma experiência alimentar colorida/vinda do biodiverso reino vegetal/das árvores perfumadas/dos temperos do quinTAO…plantemos e cirandemos….

  3. http://www.imazon.org.br/publicacoes/livros/pecuaria-na-amazonia-tendencias-e-implicacoes-para
    estudo atual…madeiras e gado se expandem/dinheiro no bolso rápido! Nós vegetarianos propomos a Segunda Sem Carne….uma experiência alimentar colorida/vinda do biodiverso reino vegetal/das árvores perfumadas/dos temperos do quinTAO…plantemos e cirandemos….

  4. Anos de chumbo: escravocratas, racistas, latifundiários, monocultores, biocidas, homófobos, madeireiros, mineradores, banqueiros, executivo, legislativo, judiciário, mídia, autoritários, truculentos, prepotentes, covardes, saquearam povo, cofres públicos, bens comuns, expropriaram mais valia humana/material/financeira, privatizaram lucros, democratizaram/socializaram/comunizaram prejuízos, deixando mortos por enterrar, vítimas, feridos, doentes, enfermos por cuidar e estragos por consertar desta insanidade sifilizatória dos anos hemorróidicos, ESTADO MERDOCRÁTICO DE DIREITA inserido na SIFILIZAÇÃO MERDOCRÁTICA PLANETÁRIA.
    Ação permanente contra saqueadores do povo, cofres públicos e bens comuns , Apoio e proteção a movimentos e ativistas de cultura ambiental, arte, educação, desporto, ciências e tecnologias sociais.
    Abraço cultural solidário do Zé, 74, poeta, ator, escritor , especialista em atividades inespecíficas.
    Visita o http://www.zedosrios.blogspot.com.br

  5. Ana Luiza disse:

    Muito boa a empreitada! Estou aqui e pronta para o que der e vier.

  6. Fabricio Gandini disse:

    Lia Rangel veja isso..

  7. Lenir Correia disse:

    Adorei! Estou em RO e não dá para ir, mas, vou discutir com os amigos por aqui para fazermos um Hack Day! Nossas florestas merecem respeito!!!

  8. TODOS EM AÇÃO NO HACK DAY

  9. Muita boa esta tomada de posição.Afinal, os ruralistas, só pensam nos seus lucros, a curto prazo.Esquecem das futuras gerações, e querem um Código Florestal, devastador para nossas tão importantes florestas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *