31 de outubro vira Dia Nacional da Proclamação do Evangelho

diadoevangelho03

Lei foi sancionada por Dilma no dia 12 de janeiro e, salvo no circuito evangélico, passou despercebida; para Leandro Karnal, é hora de discutir limites do Estado laico

Por Alceu Luís Castilho (@alceucastilho)

O dia 31 de outubro – conhecido como Dia das Bruxas – será agora o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho. Nesse dia “dar-se-á ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs”. A lei foi sancionada por Dilma Rousseff na terça-feira, 12 de janeiro de 2016 – o 128º da República.

Em 1890, observa o historiador Leandro Karnal, ficavam oficialmente separados Estado e Igreja Católica e instituía-se a liberdade de culto. Mas todas as Constituições posteriores à de 1891 foram colocadas sob a proteção de Deus. Crucifixos no Senado, na Câmara, no STF, mostram uma “separação imperfeita”, definiu hoje o professor da Unicamp, ao tratar do tema em sua página no Facebook.

Ele diz que é um bom momento para se voltar ao tema “do que é e quais os limites do Estado Laico”. Karnal lembra que Getúlio Vargas, ateu, deu liberdade para que terreiros de candomblé fossem invadidos pela polícia. E participou ativamente da inauguração do Cristo Redentor, em 1931. “O fato mostra como estes temas eram delicados”, escreveu.

Leandro Karnal considera que o crescimento de bancadas parlamentares identificadas com expressões religiosas específicas traz novamente à tona o debate sobre a laicidade do Estado.

EVANGÉLICOS COMEMORAM

A notícia do Dia da Proclamação do Evangelho passou despercebida pelos jornais. Embora o Valor tenha feito um registro de pé de páginas. No Sul 21, o colunista Milton Ribeiro afirmou que a bancada evangélica “samba no governo Dilma“. Ele considera que o decreto desconsidera todas as religiões não cristãs. Os sites evangélicos, claro, noticiaram e comemoraram.

O Gospel Prime informa que a lei tramitava desde 2003. Foi apresentada pelo deputado Neucimar Fraga (PSD-ES), na época no PFL. O site diz que a data lembra a reforma protestante, iniciada em 31 de outubro de 1517, “quando o alemão Martinho Lutero fixou suas 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg”. O país já tem um Dia Nacional do Evangélico, 30 de novembro, conforme lei sancionada por Lula.

O Ministério Internacional da Restauração também informou que 31 de outubro é conhecido internacionalmente como Dia da Reforma – que comemorará 500 anos no ano que vem. E diz que não há como negar a importância do reconhecimento oficial. Mas a lei não exclui a igreja católica, ou espíritas. A Arquidiocese de Curitiba, por exemplo, repercutiu a lei sem comentários, com uma foto do papa Francisco.

O redator do GospelPrime lembra que, em 2009, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei que estabelecia o Dia Nacional da Marcha para Jesus. “Obviamente não pode ser esperado que o fato de a presidente ter assinado a lei mude na prática a postura histórica do Partido dos Trabalhadores”, prossegue o jornalista, “que se pauta pela filosofia socialista-marxista, que defende o ateísmo”.

Um site da Igreja Adventista do Sétimo Dia ouviu o pastor Hélio Carnassale, diretor de Assuntos Públicos e Liberdade Religiosa em oito países sul-americanos. Ele definiu a lei como “oportunidade para fortalecermos a disposição cristã para a pregação do evangelho, sem contudo não nos esquecermos de que cada pessoa tem a liberdade de aceitar ou não a mensagem cristã de salvação”.

ENQUANTO ISSO…

Dilma Rousseff sancionou também na terça-feira o Dia do Tambor de Crioula. Não que ela esteja em fase de aprovar tudo. A lei que garantia a utilização dos próprios idiomas por povos indígenas no ensino básico e superior, por exemplo, foi vetada no fim do ano pela presidente, e não foi engolida pelos defensores de direitos indígenas. O Peru, em contrapartida, reconheceu no dia 10 o alfabeto de 31 idiomas indígenas.

47 ideias sobre “31 de outubro vira Dia Nacional da Proclamação do Evangelho

  1. è importante estudar o Projeto Político Religioso dos crentes fundamentalistas da Assembléia de deus e da Igreja Universal ( pentecostais e neopentecostais juntos ) que visa abolir o Estado Laico e criar um Estado Religioso nos moldes do Estado Islâmico . e do Estado Religioso de Israel .

    • meu querido vicente acho que vc se enganou!em momento algum as assembleias de DEUS deseja acabar com o estado laico,porque JESUS diz;que temos livre arbítrio para escolhermos o caminho que devemos andar,a escolha é sua!!!!então acredito eu que a igreja assembleia de DEUS em momento algum vai exigir isso porque ela não vai contra a palavra do próprio DEUS nas escrituras sagradas.DEUS te abençoe grandemente!!!

    • Alguém precisa fazer respeitar TODAS as religiões! E não impôr religião NENHUMA a ninguém! Isso apenas fomenta o preconceito às outras religiões e a quem não acredita. Se ao menos RESPEITASSEM e CUMPRISSEM as leis já existentes, estaria de bom tamanho. O ESTADO é laico e deveria continuar sendo! E 31 de outubro é dia das Bruxas, se a pessoa NÃO RESPEITA, o problema é dela. Agora não imponha a SUA religião como a certa ou errada. Ninguém tem esse direito. Assim como não se tem direito de impor religião a quem seja ateu. O respeito já é de bom tamanho!

      • Querida, de coração. Ninguém está impondo nenhuma religião aqui. Só ficamos muito felizes por essa conquista – de ter um dia específico para se comemorar, não que os demais dias não fazemos menção, muito pelo contrário, é nosso dever como cristão, proclamar todos os dias o Evangelho (Boas Novas de Salvação).
        DEUS nos abençoe! 😀

      • Respeitar o Dia das Bruxas??? Kkkkkk…
        Primeiro que Você está comemorando um dia que faz parte da cultura dos Americanos e de alguns Países. Como parece que Você é do tipo de pessoa que valoriza o que “é de fora”, paciência não é! Por que não experimenta mudar de País? Daí Você pode comemorar o seu Dia das Bruxas de verdade! E quanto a Religião…. ah deixa prá lá, vai estudar primeiro e adquirir cultura amore.

    • Vai se converter ATEU, Se não fosse a misericórdia de Deus tu já estaria fulminado.mas Deus é tão bom que ele ama até pessoas com pensamentos como o seu

      • desculpa irmão quem tem que se converte e vc pois esse evangelho de ofensa ao proximo nao foi pregado por Jesus Ele pregou pra amar o proximo como a si mesmo cade a compaixao para com o proximo oq que Jesus pensaria de seu comentario vc ja pensou nisso ?

        • Deus não criou somente o bem foi ele quem deu oportunidade para o mal se não nós não tínhamos o livre arbítrio para escolhermos. Se vc ler a Bíblia vc vai ver q ele ama, guarda, cura, salva, liberta, restaura, se irá, condena, por isso que ele é pai. Um pai faz tudo por seu filho mas tbm se for preciso tira tudo dele.

      • ótima resposta Sidney
        realmente se não é a misericórdia de Deus não estaríamos mais aqui
        é tanta gente fazendo maldade,colocando a culpa em Deus pelos seus atos e besteiras,e na hora do aperto até os Ateus chamam por Deus.

    • Tá aí uma afirmação muito verdadeira!

      Deus não existe!

      Deus É!

      Quem existe é o ser humano, cheio de limitações…
      Mas Deus É! Ele é soberano, Eterno, Poderoso, é O Amor, É O Caminho, É A Verdade e É A Vida!

    • Criatura larga de ser ateu ! E tempo de você se arrepender e aceitar as palavras do Senhor Jesus Cristo em teu coração.Buscai ao Senhor enquanto se pode achar invocai em quanto está perto. Sai desses caminhos tortuosos e perversos e mentiroso e vai ao encontro do Senhor Jesus Cristo em quanto e tempo.O Senhor Jesus derramou o sangue dele na Cruz ,por mim e por você pela toda a humanidade.O Senhor Jesus Cristo ressuscitou e ele vive em breve cair vir buscar e salvar aqueles que crê e obedece as suas palavras.Amém!

      • E infelizmente um dia , (que está próximo ) O Espírito Santo será retirado e neste dia , haverá muito choro e ranger de dentes. Devemos buscar a Deus enquanto Ele se deixa encontrar. Deus é amor .Pensem nisso.

    • A Bíblia, com todas as suas profecias cumpridas, prova a existência de Deus. Através da lei da probabilidade e das chances matemáticas de profecia sendo cumprida, podemos saber com certeza que houve um Designer divino e Autor da Bíblia, o mesmo que trouxe o universo à existência. “Se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele” (Deuteronômio 18:21-22).
      Deus, o Criador do universo e Autor da nossa salvação, nos diz: “Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade” (Isaías 46:9-10). Estude a Biblica meu querido.

    • Somos a evolução de uma espécie de macaco (espécie, porque a outra espécie continua macaco até hj), que foi a evolução de um organismo vivo oriundo de uma explosão que também originou todos os outros animais, rios, mares, florestas enfim, tudo que existe. Se vc faz parte daqueles que creem nisso quero lhe informar que Deus lhe ama mesmo assim. Até mais que a mim, que o tenho como centro da minha vida. Jesus lhes abençoe.

    • Oie Marcio, nunca me meti em resposta e comentários de Blogs, Mas pela primeira vez eu vou me meter, acredito que vc não tá nem um pingo preocupado com as resposta que virão aqui contra o seu post. Respeito a todos na sua diversidades de vida e no quê acredita. Mas vim te fazer uma pequena reflexão:

      Você consegue ver Deus??
      – Não! Porque ele não existe!
      Coloque o seu dedo em Fio de energia descascado segurando!
      -Obviamente vc não vai fazer isso, porque sabe que ali
      passa uma corrente elétrica que vc sentira choque.
      Pois Bem: Deus é como a corrente elétrica, você não ver
      mas sente! Sentindo o melhor choque das nossas vidas.

      Se você não experimentar da sua corrente de Fé, realmente
      Deus não vai existir pra você.

      Pelo menos respeite aqueles que sentiram essa corrente passar
      em Deus corpo Chamado Deus!

      Passar Bem! 🙂

    • Meu querido Deus existe e ainda mandou seu filho pra morrer por nos pecadores. Deus está em todas as partes e só olhar ao seu redor, espero que c conheça o caminho e a verdade e a verdade te libertará. Somos filhos de Deus e ele te ama.

    • Sim, ninguém impedirá, nenhuma lei conseguirá nenhum mortal imperdira a pregação, da Salvação por Jesus Cristo, nosso Senhor, liderada por Ele mesmo!

  2. Religião é matéria de cunho pessoal, desde que se respeite a constituição brasileira, que é o limite para todo cidadão brasileiro, independentemente de credo religioso.A liberdade de culto é direito de todos!O governo brasileiro não deveria se imiscuir em questões religiosas.

  3. Francamente, não sei porque tanta pirotecnia por parte dos crentes”. Alguém aí alguma vez foi impendido de proclamar o Evangelho amplamente? Aliás, de fato, o que menos se tem por aí é EVANGELHO. Tem-se EUvangelho, INvagelho, Ebanguelo, etc, muita religiosidade, muito moralismo, farisaísmo. De fato é preciso voltar ao Evangelho. O Evangelho simples, puro e verdadeiro. Já temos igrejas demais, heresias e mentiras demais. A propagação do Evangelho não acontece por decreto ou imposição do Congresso ou da Presidente. De qualquer maneira, o evangelho pregado se não for encarnado na vida, perde o seu sentido. Antes de pregar o Evangelho previso vive-lo. Preciso se-lo. Está dito.

    • Relevante colocação. Fala-se muito e age-se pouco.
      No início do cristianismo, i próprio Jesus nao precisou impor nada para anunciar o Reino de Deus.
      “Não por força e nem por violência, e sim pelo Seu espírito. Diz o Senhor dos exercícitos”.

  4. Lei nenhuma institui a fé de um povo, o maior exemplo é essa diversidade de crenças que se discute neste pequeno espaço virtual, essas leis são apenas um meio de se agradar uma parcela do eleitorado, temos dias comemorativos para todas as religiões, profissões e até de absurdos como dia do corintiano comemorado no dia 13Out, dia que após 22 anos sem um titulo o time se consagrou campeão paulista em 1977, Dia Nacional do fusca 20JAN, entre outros tantos.

    A intolerância religiosa é perigosa de ambos os lados tanto dos religiosos quantos de quem tem aversão a religião.

    Como Cristão eu acredito que o Evangelho que significa Boas Novas, ou Boas Noticias deve ser difundido todos os dias com atos de humanidade, respeito e amor ao próximo, assim demonstramos que Jesus Cristo vive e seus ensinamentos são difundidos através das nossas vidas.

  5. Quem bênção!
    Menos uma maldição no Brasil =)
    Devemos homenagear quem faz bem e não o mal. Não vejo como um preconceito com as outras religiões pois no Brasil temos diversos feriados aos santos, agora é a vez dos evangélicos… Sem preconceitos ! Brasil é de Jesus s2

    • O problema não é com os evangélicos , o problema é que o dia 31 de outubro conhecido como dia das bruxas, é relamente um dia sagrado para a religião wicca que é a religião das bruxas , nesse dia é comemorado um Sabbath o samhain a morte do Deus Cornífero.Por isso esse dia não deveria ser considerado um dia para os cristãos e sim para os pagãos.

  6. Sou ateu convicto, sou também petista e socialista convicto, infelizmente, na minha opinião, a Religião que existe desde o inicio da Civilização Humana, foi a maior causadora do atraso humano. O homem cria um Deus e faz dele a sua semelhança. Essa mentalidade cresceu, dominou o mundo, inventou outros deuses menores, todos eles voltados para a alienação humana.
    O Colonialismo europeu introduziu esse(s) Deus(es) que foi muito e continua sendo até hoje, utilizado pelas classes dominantes para aumentar o domínio da Classe dominante às classes subalternas. Engessou o poder, e hoje, mesmo nos países com governos progressistas, como o Brasil nas últimas duas décadas, fica forçado a aprovar leis que são atraso para o país, como essas que a bancada evangélica (em sua maioria tem caráter duvidoso) aprova no Congresso e a presidenta Dilma promulga.

  7. Estão cometendo um grande erro.
    E nós que fazemos parte de religiões ocultistas, como ficamos?
    Sinceramente, acho isso uma falta de respeito para com a gente.
    Tenho certeza que não seria bem aceito criar uma lei de proclamação de religiões ocultistas no dia 12 de Outubro, o dia da “Santa Maria Mãe De Deus”

  8. “Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, o povo que Ele escolheu para lhe pertencer!” Salmos 33:12. Aos que criticam, não se preocupem, pois até vocês serão abençoados.

  9. Meu irmão em cristo jesus sim vc que verdadeiramente se diz. Vc como cristão autentico deve sim proclamar o evangelho de cristo todos os dias se possível . Olha faça ainda melhor vivencie o propio evangelho praticando de verdade .certo olha não se esqueça a fe sem obras e morta por si so.mas a respeito desta nova lei sancionada ai acho valida porque para aquele que so olha estas leis dos homens ajude a aceitar em sua decisão . Que este estimado irmão indeciso se converta mesmo. Ok. Gloria a Deus . obs.. Sou católico apostólico romano. Graças a Deus. Mas sempre respeito as religiões e diferenças religiosas e diferentes opiniões . Faça o que ele te mandou .ide e proclamai o evangelho a todas as criaturas. Irmão e irmã paz e bem pra vc. Abraço….

    • que falta de Deus. Estão confundindo o evangelho com religião. Evangelho é a palavra de Deus. A Bíblia é o manual do Cristão. Deus seja louvado.

  10. Só não concordo em fazer no mesmo dia que o dia das bruxas, pois o dia 31 de outubro sempre será conhecido por ser o dia das bruxas
    (que é muito melhor que o dia da proclamação do evanvelho)

  11. Gloria a Deus por essa data! aos que nao sabem o dia das “bruxas” NÃO e uma data brasileira, ela foi importada, com nós brasileiro gostamos de trazer tudo que e lixo do exterior para o brasil, essa data foi uma dela.
    Não que essa data vá mudar alguma coisa sobre proclamar o evangelho, pois o ide e diario, mas para quem e evangelico e uma boa noticia pois somos criticados por nao comemorar o dia das bruxas.
    então: Feliz dia nacional da proclamação do evangelio.
    joao 3,16 ” Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigenito, para que todo aquele que nele crê nao pereça mas tenha a vida eterna”
    AMEM!

  12. Pessoas pequenas pensam pequeno mais so tus sabe mestre o grandioso es tu na terra perdoe eles,eles nao sabem o que dizem todas a humanidade se curvara diante de ti pai ,e ai desses que dizem que tu nao existe ,sendo que se respira e so escreve porque tus pai permitiu ainda sendo sorberbos e pecadores mais chegara o dia do arrependimento.pai perdoa eles nao sabe o que dizem e de uma chance de se salvarem porque pessoas pequenas pensam pequeno.

  13. O fato de muitos negarem a existência de Deus,isso não muda em nada a Sua existência.O que realmente acontece é que esses não poderão usufruir da verdadeira vida e felicidade que só o Eterno pode dar.Como posso afirmar.se uma laranja é doce ou azeda,se não prová_la? Ele só se revela aos quebrantados de coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *